terça-feira, 6 de maio de 2008

Projecto "Salvem a Lagoa"


"E como é prórpio das coisas do mar, é local que gera e alberga vida, como o útero de uma Mão gera um filho."


O projecto "Salvem a Lagoa" nasceu de um grupo de alunos da Escola Secundária Raul Proença de Caldas da Rainha no âmbito de Área de Projecto. Este grupo é constituido por 4 elementos:

Luis Barros

Baltazar Figueiras

Yannick Ávila

Tiago Francisco

Este projecto consiste na sensibilização da população Caldense relativamente aos diversos problemas que afectam a Lagoa de Óbidos tais como: a poluição, o assoreamento, pesca ilegal, caça ilegal, falta de fiscalização e os conflitos políticos existentes entre a as duas Câmaras Municipais; Óbidos e Caldas. Para tal fizemos um estudo profundo sobre a Lagoa que incluiu estudo científico, levantamento de informação junto da população local, mariscadores e pescadores. Desenvolvemos um blog (http://salvemlagoa.blogspot.com/), realizamos cartazes sensiblizantes que estão dispersos por diversos locais públicos de Caldas da Rainha tais como: Biblioteca Municipal, Escolas, Hospital, Bares, etc..
Como produto final deste projecto iremos realizar dia 10 de Maio uma visita á Lagoa de Óbidos com o objectivo de mostrar a população as carências visíveis da Lagoa tal como os locais que são importantes preservar devido á sua grande importância ambiental. Não esqueçamos de que estamos a falar da maior lagoa de água salgada da Peninsula Iberica que nem Reserva Nacional é considerada. Para esta Visita contamos com o apoio do Dr. Helder Cardoso da Associação PATO.


Preservar é dever de todos e nós pescadores devemos ser os primeiros a faze-lo(e certamente que seremos) não caindo, claro, em fundamentalismos.


Um farto abraço a todos


Luis Barros

1 comentário:

MR disse...

Acho que tb defendo a preservação e como dizem e bem não caindo em fundamentalismos.

Ab