quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Ultima do ano



Olá mais uma vez, hoje voltamos á caça dos cabeçudos e calhou-me a mim a chave de ouro. Às oito da manha já o meu telefone tocava com o amigo António a dizer-me que iria descer a quebrada, rapidamente saltei do quentinho e meti-me a caminho. O mar realmente apresentava-se com muito boas condições, água esverdeada, vento que ajudava o lançamento e aquela ondinha mesmo de robalo, vesti-me e desci até ao encontro do Antonio que rapidamente ferrou um robalo com cerca de 1.500kg ainda nem eu tinha acabado de descer o imenso amontuado de pedras. Depois calhou-me a mim o presente de fim de ano, um cabeçudo que acusou os 5.600kg e mediu 77cm.
Afinal também acabei o ano em grande.

Deixo o registo fotográfico das peças que nos calharam de manhã e mais uma vez aproveito para desejar um GRANDE 2009.


Pedro Gomes.



terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Acabar o ano com chaves de ouro


Boas, decidi escrever este artigo pois perante estas férias de natal não tenho tido muita sorte nas minhas pescarias. Esta semana deixei fugir o meu record, depois de dois arranques poderosos e do multifilamento roçar nos cabeços de pedra, lá consegui trazer o bixo até quase aos meus pés, teria pelo menos uns 5kilos e com o peixe ja cansado e a strike pro completamente dentro da sua boca, encalhei-o numa escôa de água que o empurrou novamente para o mar fazendo com que o fio tocá-se numa pedra que acabou por quebra-lo. Enfim se tivesse levado o puxeiro a situação teria sido diferente.

Hoje a alegria pendeu para o lado do amigo António que depois de saltitar por inúmeras pedras percorrendo assim algumas baías sem ter um único toque, lá cruzou a sua amostra com este mágnifico casal de robalos que acusou 5.200kg e 5.300kg. Eu e o companheiro de pesca Luis Barros apesar de termos chegado ao pesqueiro já quando os cabeçudos se tinham ido embora, tivemos a oportunidade de presenciar e registar fotográficamente estes belos robalos do amigo António, que já fatigado se foi embora com os seus meninos às costas.





























Assim se fecha o ano em grande e com chave de ouro, (e ainda falta o dia de amanha).

Abraço e boas entradas neste 2009 com muitas e boas pescas!!!

Pedro Gomes.

sábado, 22 de novembro de 2008

Clics de reflexão II













Pesqueiro de fundo misto.










Caneiro na viragem de maré.











Olhar de reflexão.









Manuel B. que se iniciou no spinning tentando a sua sorte.










Ultimo peixe que apanhei sobre um fundo misto,
pelos vistos andava cheio de teagem.

domingo, 26 de outubro de 2008

Clics de reflexão




A hora mágica. clic:Pedro Gomes.
Momento de pausa.clic:Pedro Gomes.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Pesca ventosa



Olá amigos, deixo o registo do robalo que apanhei hoje, pesou 1.300kg e mediu 45cm. Fiz a pesca nas 3 primeiras da vazante e as condições estavam um pouco duras pois o vento soprava forte e não estava a ajudar, mesmo assim mais tarde ferrei um matulão que acabou por se ir embora.

Abraço e boas pescas.

Pedro Gomes.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

1º Concurso de spinning e corrico organizado pelo fórum "Pesca com Amostras"


Dia 30 de Novembro de 2008 irá realizar-se o 1º concurso de pesca ao spinning e corrico na zona da Nazaré, mais concretamente na praia da Légua situada uns kilómetros a norte da vila da Nazaré.
Este concurso destina-se ao convívio entre amantes da pesca ao robalo num ambiente competitivo complectamente saudável em que o lema, sendo este cada vez é mais adoptado pela comunidade de pescadores de spinning será o de "Pescar e Libertar".
Vamos tentar marcar presença nesta nova e grande iniciativa em que esperamos contar com uma boa massa associativa, aproveitando desde já para felicitar toda a organização e desejar-lhes boa sorte!
Mais info: http://pescacomamostras.net/

Abraço e boas pescas.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Jornadas de peso.


Cá pela nossa zona os robalos vão marcando presença.
Mais uma vez o nosso amigo António voltou a enganar os nossos amigos cabeçudos num dia em que aplicou duas jornadas de spinning, uma ao nascer do dia e a outra ao cair da noite.

Na primeira jornada ferrou um robalo que acusou os 3.400kg, e na segunda voltou a ferrar outro mas desta vez de maior porte chegando a abrir uma das argolas da sua Maria Angel Kiss, este acusou os 5.100kg.


Fica o registo fotográfico deste belo exemplar que tanta luta lhe deu.




Parabéns pelas capturas amigo e que venham mais desses!




Abraço e boas pescas!




quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Levantar cedo e cedo erguer...


Este belo exemplar foi capturado ao romper do dia pelo nosso amigo António e acusou 3.600kg.
Abraço e boas pescas!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Cana aprovada!


Depois de reunir uns euros e analisar bem qual a próxima vara que haveria de comprar,visto que a cana com que praticava spinning ja me percecia ser bastante grande, decidi-me no início deste mês por uma Awa-Shima Beast Stage II de 3m com uma acção de 20-75.

Após algumas jornadas de insistência sem qualquer toque acabei por estrea-la com um robalo que acusou os 2.100kg e que me proporcionou um excelente momento de adrenalina. O mar trazia bastante força e a pressão da corrente fez com que o peixe fosse parar atrás de um cabeço de pedra, o que acabou por me dificultar mais o trabalho. Apesar destes inerentes obstáculos que caracterizam a pesca, a nova Beast StageII comportou-se à altura mostrando-se uma vara bastante resistente e o bixo que já trazia um anzol na beiça com o seu devido estralho partido decidiu a colaborar.


Boas pescas!


Pedro Gomes

terça-feira, 13 de maio de 2008

Memórias que ficam!


Visto que as jornadas têm sido poucas, recordamos
momentos que ficaram registados na
nossa mente e partilhamo-los convosco em alguns
registos fotográficos.
Boas pescas!

terça-feira, 6 de maio de 2008

Projecto "Salvem a Lagoa"


"E como é prórpio das coisas do mar, é local que gera e alberga vida, como o útero de uma Mão gera um filho."


O projecto "Salvem a Lagoa" nasceu de um grupo de alunos da Escola Secundária Raul Proença de Caldas da Rainha no âmbito de Área de Projecto. Este grupo é constituido por 4 elementos:

Luis Barros

Baltazar Figueiras

Yannick Ávila

Tiago Francisco

Este projecto consiste na sensibilização da população Caldense relativamente aos diversos problemas que afectam a Lagoa de Óbidos tais como: a poluição, o assoreamento, pesca ilegal, caça ilegal, falta de fiscalização e os conflitos políticos existentes entre a as duas Câmaras Municipais; Óbidos e Caldas. Para tal fizemos um estudo profundo sobre a Lagoa que incluiu estudo científico, levantamento de informação junto da população local, mariscadores e pescadores. Desenvolvemos um blog (http://salvemlagoa.blogspot.com/), realizamos cartazes sensiblizantes que estão dispersos por diversos locais públicos de Caldas da Rainha tais como: Biblioteca Municipal, Escolas, Hospital, Bares, etc..
Como produto final deste projecto iremos realizar dia 10 de Maio uma visita á Lagoa de Óbidos com o objectivo de mostrar a população as carências visíveis da Lagoa tal como os locais que são importantes preservar devido á sua grande importância ambiental. Não esqueçamos de que estamos a falar da maior lagoa de água salgada da Peninsula Iberica que nem Reserva Nacional é considerada. Para esta Visita contamos com o apoio do Dr. Helder Cardoso da Associação PATO.


Preservar é dever de todos e nós pescadores devemos ser os primeiros a faze-lo(e certamente que seremos) não caindo, claro, em fundamentalismos.


Um farto abraço a todos


Luis Barros

segunda-feira, 24 de março de 2008

Estreia do carreto!!!




Olá, após ter investido num carreto shimano exage 4000 e andar cheio de pica para ouvi-lo cantar como deve ser, lá lhe dei hoje a estreia depois de duas grades seguidas e como á terceira é de vez engatei outro bichano que pesou 3.50kg. O carreto comportou-se ao nível como era de esperar.
O dia foi ventoso mas com perfeita ondulação para o pesqueiro onde enganei o menino, depois de uma intensa procura mais uma vez a imitativa sardinha mostrou dar cartas!!
Um grande obrigado ao meu amigo Toino que tanto me tem ajudado na prática e evolução desta apaixonante pesca.

Abraço e boas pescas!!

Pedro Gomes.

terça-feira, 18 de março de 2008

Dias de chuva!!


O dia apresentava ser chuvoso e o vento era forte de Sul, mesmo assim eu e o Pedro decidimos arrancar para mais uma jornada. O resultado foi este, um jovem robalo na casa dos 2Kg com a Maria Angel Kiss Sardine 130.
Mais um prova que o rabalo não esta lá apenas nas condições que achamos serem as ideais pelo que, as principais condições são eles lá andarem.
Claro que o carro teve de levar um ligeiro empurram para sair, como é normal nestes dias.
Boas pescarias!!!!
Luis Tiago Barros

sábado, 15 de março de 2008

Na insistência é que está o ganho!




Esta sexta feira passada foi mais um dia de jornada de pesca para mim(Pedro), e para um dos meus companheiros de pesca(Bruno). O mar tinha dado uma caída rasoavel comparado com o que se fez sentir nos restos dos dias da semana, entao como a pica era tanta la decidi arrancar primeiro para a pesca pois o bruno só saía do trabalho as 15h.


Chegado ao local e observadas as condições iniciei a pesca, a água era um pouco turva, a maré era de enchente, o vento fraco e a ondulação ainda tinha um certo tamanho mas com um periodo de ondas mínimo. Levados uns banhos e após uns lançamentos chegou o Bruno ao local e de imediato decidimos arrancar para outro pesqueiro mais a sul, por lá andamos a bater caneiro por caneiro e nem um peixe dava o ar de sua graça, o sol ja se queria pôr e o Bruno fatigado físico e mentalmente arruma a amostra na caixa e dá por concluida a sua jornada, eu comento com ele "Puto mais quatro lançamentos, dois do lado esquerdo e dois do lado direito, depois vamos embora", assim foi, estiquei a amostra duas vezes para a esquerda de uns blocos de pedra que cada vez ficavam mais tapados pela água e nada, mas ao meu primeiro lançamento para a direita la se manifestou um labrax que julgo ter sido dos que mais trabalho me deram, a beast master da shimano encarregou-se de me ajudar, depois de uma intensiva luta caracterizada tanto pela força que o peixe exerceu (pois vinha ferrado meio de lado) como pela grande ajuda por parte do meu grande amigo Bruno que desceu as pedras de puxeiro na mão e trouxe o menino para cima.
O bixo pesou 3kg e foi apanhado com a vega akada(sardine) que comprovou ser mais uma matadora de serviço, pena a fateixa que vinha na boca do peixe ter ficado feita num oito.Mais uma lição aprendida e que considero de grande importância, há que insistir mas com feeling!


Até a próxima e boas pescas!

Pedro Gomes.

sábado, 8 de março de 2008

Manhã de spinning


Sexta feira passada, dia 7 de Março decidi ir lançar umas amostras a uma zona que só agora comessei a descobrir.
O mar apresentava-se de feição com bastantes esfrias e correntes cruzadas que com o subir da maré tapavam vaga após vaga os imensos caneiros que caracterizam aquela zona costeira.
Ao meu quarto lançamento e já com a amostra a trabalhar quase a seco, ferro um robalo que se debateu de forma enérgica acabando por vir cá para fora.

Fica o registo do único exemplar da jornada que acabou por pesar 2kg.


Boas capturas!!

Pedro Gomes.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Em busca dos óculos perdidos...


Como este vento de hoje não nos deixou lançar umas amostras, dou por mim a ver fotos de pescarias passadas...
Paro a ver esta, e nada melhor que partilhar convosco uma que me ficará para sempre gravada na memória:

Estávamos então em Novembro, e depois dos viciados (Luís e Pedro) me pegarem o bixo do spinning, quase diariamente dou por mim a subir e descer pedras sempre de encontro ao "nosso" pesqueiro.
Uns dias com um, outros com outro, e volta e meia lá nos encontrávamos os três naquele pedaço de pedra...
Este dia seria diferente, estava sozinho e tinha iniciado esta pesca à perto de duas semanas.
Era uma semana de robalo, todos os dias tinham saído alguns, mas voltei lá não pela pesca em si, mas porque no dia anterior depois de uma queda aparatosa nas rochas perdi os meus óculos de sol e ainda tinha esperança de os encontrar...
Assim foi, fiz-me à estrada a pensar nos óculos que tanto gostava e que tinha perdido.
Chegado ao local dou por mim a pensar "bem... se vou até lá abaixo, levo o material para fazer dois ou três lançamentos", seria ridículo fazer o contrário!?
Comecei a busca, foram largos minutos de sobe e desce entre as pedras e os óculos teimavam em não aparecer. Dou por mim desanimado e acabo mesmo por desistir, pego na cana, coloco a única amostra que tinha na altura, faço um lançamento, começo a recolher ainda a pensar nos óculos quando de repente, "JÁ ESTÁ"! Não queria acreditar, era a minha segunda semana de pesca e nunca tinha ferrado nenhum robalo que me levasse fio desta maneira. "É grande" pensei pela luta que deu, lutei até ele não aguentar mais até que enfrento uma segunda luta, a de conseguir tira-lo para cima das pedras.
A tarefa não ia ser fácil, uma ondulação que teimava em leva-lo para um buraco, e eu sozinho sem um puxeiro nem um amigo para me ajudar. Parei alguns segundos a pensar como o ia fazer escalar até mim, até que uma onda bem maior que as que por ali passeavam se encarregou de o fazer cair a meus pés... "Já não foges" disse para ele com um sorriso enorme, tal e qual tivesse encontrado os óculos que tinha perdido.
Estava eufórico, queria contar a alguém, o Luís lá atendeu o telemóvel "que estás à espera? Lança outra vez! Desliga o telemóvel!" dizia ele com o mesmo tom de voz de quem me dizia "Boa puto, estás quase lá" (ehehe).
Volto à pedra e lanço novamente, mas o segundo lançamento teria um final menos feliz, já que perdi a única amostra que tinha na altura ao deixá-la presa na pedra.
«Bem, está na minha hora... Mas amanhã tenho de cá voltar, pode ser que os "óculos" ainda por aqui andem» pensava, enquanto arrumava o material para voltar para casa.

Marcou 1,8kg, o que para muitos não é nada, mas para mim naquele dia foi tudo!
Um abraço a todos, em especial a vocês os dois, com quem adorava ter partilhado este momento...
Boas capturas!

Bruno David

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Há dias assim...




Dia 20 de Fevereiro de 2008

13:25 dá o toque de saída, os miúdos correm pelos corredores para não faltarem á aula seguinte. Para mim, o dia de aulas terminará mas a tarde seria de estudo intenso, não fosse o dia seguinte dia de teste de matemática. Ao sair do bloco uma suave ventania do quadrante leste desperta-me os sentidos e faz-me por em duvida a tarde de estudo: “Tenho de estudar, não posso ir para a pesca outra vez, além disso quase não há ondulação”. Chego a casa, almoço e vou dar uma vista de olhos ao material de pesca (como qualquer pescador faz quando sente necessidade de pescar), vejo as amostras uma a uma, a qualidade das fateixas, a tinta arrancada pelas fortes pancadas na pedra. “Estou sem amostras” – Penso para os meus botões. Entretanto pego no telemóvel e telefono ao Pedro (Batata): “Oi, pesca hoje como é que é? – pergunto eu. “O toino vais nos levar á pedra dele, bora puto.” - Responde o batata. Era a oportunidade de conhecer o local de que tanto fala, a matemática podia esperar porque os níveis de adrenalina estão elevadíssimos. Arrancamos os 3, eu, Bruno e Batata enquanto o toino nos esperava. Chegados ao local combinado, arrancamos para o pesqueiro. Era de facto um local com umas condições excelentes mas como previa, a ondulação quase não existia.
Decidimos descer, por entre algumas tropeçadas chegamos lá abaixo. O Pedro e o Bruno seguiram de imediato para uns cabeços do lado esquerdo a uns 200m de distancia. Eu sentei-me a ver o toino a pescar, afinal, era a pedra dele. Na pouca ondulação consigo ver alguns robalos um pouco mais á esquerda do toino, faço-lhe sinal para que lance ali. Águas muito abertas pensei eu, não vão pegar. Começo a montar o material e escolho uma amostra nova para começar – maria angel kiss sardine – depois de uns 10 lançamentos sobre eles conclui que por vezes gostam de brincar connosco. “Vou ali aquele canal, tem bom aspecto e uma espuminha” – Disse eu. “Vai lá vai lá” – Respondeu-me o Toino. E assim fiz, mas como tinha muitos cabeços de fora, mudei a minha amostra – Sea Bass Hunter 11Cm – Ao terceiro lançamento quase que a seco prende na pedra e para minha surpresa, a pedra começa-me a levar fio. Começou a acção: carreto a cantar em altas frequências, a linha a seguir viagem mesmo depois de ajustar a embreagem, nada parecia querer parar aquela pedra até que estabiliza. Material levado aos limites, estava na hora de o puxar, veio até aos pés sem problemas até que decide voltar para o meio a que pertence e o episódio repete-se: o carreto canta embora com menos intensidade. Nesta troca de identidades – Eu vs Pedra – o Toino grita para mim. “é grande?” “É enorme” respondo eu. Corre na minha direcção e chega ao pé de mim já de puxeiro na mão. Troce-o até aos pés e o toino com alguma dificuldade lá o conseguiu tirar. Eu estava exausto mas o meu amigo não mexia, parecia pedra. Fiquei pasmado com o seu tamanho, nunca pensei vir a tirar um Robalo com aquelas dimensões. Grito para o Pedro e o Bruno (que não se tinham apercebido) e levanto o peixe. Não demoraram mais de dois minutos a chegar (risos). Depois dos comentários foram tentar a sua sorte. Eu fiquei sentado á espera que os tremeliques desaparecessem e a tentar desferrar a minha amostra. Uma amostra tão pequena na boca de um peixe tão grande. Consegui tira-la mas o robalo tratou de lhe partir o babete e entortar as fateixas.
Entretanto o Pedro ferra um robalo com um quilo. Eu sigo mais para sul e encontro uns bons cabeços, embora fosse muito fácil lá deixas amostras. O Toino emprestou-me uma Strike Pro e ferrei outro. A cana vergou igualmente mas a força era diferente. Muito bem, este vinha pela barriga e não tinha mais de 2 Kg. Para terminar o dia e com o sol a findar o “Homem da casa” ferra um robalo também com 1 Kg.
Seguia-se a parte dolorosa: subir a escosta com 8 Kg de peixe, mas devagar e com algumas pausas lá se fez. O Toino seguiu e para casa e nos os 3 também. Claro que a viagem foi atribulada: “Ganda peixe puto”, “Bateste o meu recorde de certeza” . . . ia tudo ansioso para a pesagem... Até que chegamos a casa do Bruno, pomos o peixe na balança e esta marca 3 Kg e pouco. “Não pode ser” - dizemos nós, “Impossível”. Hum vamos pesar isto a uma balança eléctrica. Peso da caixa descontado, estava na hora da verdade: os números começam a subir e param quando marca 6.355Kg. Os sorrisos trocados e os segundos seguintes em silêncio dizem tudo.
Terminará assim o dia que seria de estudo, não bati o meu recorde na nota de matemática mas acabei o dia mais feliz do que se tivesse entrado em Medicina.

Deixamos abaixo o registo fotográfico do resto da pescaria.

Um abraço para o Batata e para o Bruno que me têm acompanhado nestes grandes momentos.

Luís Tiago Barros





















sábado, 23 de fevereiro de 2008

Quem é quem?

Para começar, nada melhor que fazer uma breve apresentação do perfil de cada um de nós.
Somos três amigos que partilham a paixão pelo mar e por esta pesca:

Nome:Pedro Gomes

Idade:22

Tempo de modalidade:1 ano

Amostra preferida:maria angel kiss blue sardine.
Maior captura:4.600kg








Nome: Bruno David

Idade: 22

Tempo de modalidade: 4 meses

Amostra preferida: Strike Pro.

Maior captura: 2kg









Nome: Luis Tiago Barros

Idade: 19

Tempo de modalidade: 1 ano

Amostra preferida: Daiwa Sea Bass Hunter

Maior captura: 6,355kg
Acima temos a primeira captura de cada um de nós.
Boas capturas para todos!

O inicio...

Um ano depois de se terem iniciado na prática da pesca ao spinning, um grupo de três amigos decidiu criar este blog com o intuito de divulgar esta apaixonante modalidade, assim como a partilha de vários registos e temas relacionados com intensa procura desta magnifica espécie de peixe que habita a nossa costa,o robalo!

Neste espaço poderão encontrar algumas das nossas jornadas, opiniões e novidades acerca da pesca de robalos ao spinning...


Desejamos a todos boas capturas!!!